SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26CONSTRUÇÃO SOCIAL DA VIOLÊNCIA ESCOLAR COMO RELAÇÕES RECÍPROCAS AUTO-ORGANIZADASImpactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, Tayana Helena Cunha  e  CASTRO, Cesar Augusto. O ensino secundário no estado do Pará na Segunda República (1930-1945). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260025.  Epub 09-Abr-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260025.

O presente artigo busca analisar o ensino secundário público no Pará na Era Vargas. Nesse sentido, o objetivo geral é: identificar o cenário do ensino secundário no Pará a partir do cotidiano educativo do Colégio Paes de Carvalho/Ginásio Paraense. O procedimento metodológico deste estudo se caracteriza como documental tendo como fontes os documentos da referida instituição, como ofícios e horários de prova, além de mensagens dos governadores do Pará. O arcabouço teórico de análise das fontes foi composto por autores que discutem o cotidiano educativo do ensino secundário no Brasil na Segunda República. Os resultados do estudo apontaram que a instituição secundária paraense foi referência de educação da juventude do estado a partir de práticas curriculares orientadas por bases humanísticas, científicas e nacionalistas.

Palavras-chave : Colégio Paes de Carvalho; ensino secundário; estado do Pará.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )