SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26SECONDARY EDUCATION IN PARÁ STATE IN THE SECOND REPUBLIC OF BRAZIL (1930-1945)MATHEMATICAL MODELING IN THE PERSPECTIVE OF CRITICAL MATHEMATICS EDUCATION: APPROACHES IN BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PINHEIRO, Daniel Calbino; PEREIRA, Rafael Diogo  and  XAVIER, Wescley Silva. Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260020.  Epub Apr 09, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260020.

O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos beneficiários das ações afirmativas nas universidades estaduais. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se identificar a sua efetividade a partir de três dimensões: índices de rendimento acadêmico; taxa de evasão; e taxa de diplomação entre cotistas e ampla concorrência. Os resultados indicam que, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas, os cotistas obtiveram rendimentos similares aos demais estudantes, superando-os, inclusive, nos índices de diplomação e nas menores taxas de evasão. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições estaduais.

Keywords : ação afirmativa; universidades estaduais; avaliação de desempenho.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )