SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The impacts of quota in higher education: a balance of quota students in the state universitiesSocial representations of reading: ludic and educational functions of literary text author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MESQUITA, Milene Nagila; CEOLIM, Amauri Jersi  and  CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales. Modelagem matemática na perspectiva da educação matemática crítica: abordagens na educação básica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260022.  Epub Apr 09, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260022.

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar percepções de professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) sobre atividades de Modelagem Matemática (MM), na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC), na Educação Básica (EB). Foram investigados trabalhos publicados na página do PDE, sob a orientação de docentes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Os pressupostos teóricos foram baseados em Ole Skovsmose - EMC e alguns autores que abordam a MM no âmbito da EB. O emprego da Análise Textual Discursiva, sugerida por Roque de Moraes, possibilitou a construção de duas categorias que evidenciaram contribuições das atividades de MM para o ensino e a aprendizagem de matemática. Uma contempla o planejamento, a implementação e a avaliação das atividades de MM na EB, a outra evidencia a preocupação docente com a formação do senso crítico.

Keywords : educação matemática crítica; modelagem matemática; Programa de Desenvolvimento Educacional; transformação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )