SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26REPRESENTACIONES SOCIALES DE LECTURA: EL TEXTO LITERARIO EN SU FUNCIÓN LÚDICA Y EDUCATIVAPropuestas para un modelo de educación patrimonial en la formación inicial docente de pedagogía en historia, geografía y ciencias sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MONTEIRO, Marcos Vinicius Pereira  y  SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Transformando experiências em demandas: interações entre o centro acadêmico e a escola de educação física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260031.  Epub 27-Abr-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260031.

Com base em entrevistas com estudantes e docentes do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mediante análise de iniciativa do Centro Acadêmico de Educação Física, o artigo evidencia visões que enfatizam a contribuição dessa entidade estudantil para os processos formativos, bem como sobre hiatos percebidos quanto à formação oferecida no curso. Partindo de breve discussão sobre o papel dos centros acadêmicos na formação política dos/as estudantes e com respaldo nos resultados obtidos, é defendida a pertinência de se assumir a dimensão político-pedagógica da educação e de contemplar no currículo formal as experiências do alunado em instâncias extracurriculares, como as oferecidas pelos centros acadêmicos. Essas experiências poderiam ancorar os conteúdos, dando a estes a devida relevância e propiciando a formação de um/a professor/a que reconheça que a prática docente vai muito além da transmissão de conteúdos.

Palabras clave : movimento estudantil; educação física; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )