SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26TRANSFORMING EXPERIENCES INTO DEMANDS: INTERACTIONS BETWEEN THE ACADEMIC CENTER AND THE PHYSICAL EDUCATION SCHOOL AT UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROCOLLABORATIVE LEARNING IN INTERNATIONAL VIRTUAL GROUPS: THE CREATION OF MULTIMEDIA REPORTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VILLARROEL, Adolfo Berríos; SEPULVEDA, Vanessa Tessada  and  CELIS, Francisco Gallegos. PROPOSTAS PARA UM MODELO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DE PEDAGOGIA EM HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260029.  Epub Apr 29, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260029.

O principal objetivo do artigo é refletir sobre a abordagem educacional que professores de História, Geografia e Ciências Sociais precisam para desconstruir a retórica consensual do patrimônio em sala de aula. Considerando as prescrições curriculares sobre o patrimônio no ensino fundamental e médio do Chile, o texto enfatiza o conceito de cidadania ativa e o uso da memória como ferramentas de uma pedagogia crítica que permite questionar o uso instrumental dos símbolos e valores que circumdam os marcos e sites listados como patrimônio. Com base em uma leitura crítica do trabalho docente nessa disciplina, o artigo defende um modelo de educação sócio-construtivista e crítica do patrimônio que, de uma perspectiva comunitária, transforma atividades educacionais em um exercício de treinamento dos cidadãos, contribuindo para ressignificar as identidades locais e sua herança.

Keywords : cidadania ativa; educação patrimonial; memória.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )