SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Propuestas para un modelo de educación patrimonial en la formación inicial docente de pedagogía en historia, geografía y ciencias socialesEducación patrimonial y formación inicial docente: aportes desde el rescate y conservación del patrimonio escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FERNANDEZ, Simón Peña; URETA, Ainara Larrondo; AYERDI, Koldobika Meso  y  DASILVA, Jesús Ángel Pérez. APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM GRUPOS VIRTUAIS INTERNACIONAIS: ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS MULTIMÍDIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260032.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260032.

Este artigo oferece os resultados de dois projetos de inovação educacional baseados no aprendizado colaborativo internacional, cujo objetivo é que os estudantes obtenham as habilidades digitais necessárias para trabalhar com mídia digital, incorporando suas competências interculturais ao seu currículo. Um total de cinco universidades do Brasil, Portugal e Espanha trabalhou em conjunto e de forma simultânea durante dois cursos acadêmicos na elaboração de relatórios multimídia, no âmbito das matérias sobre jornalismo on-line, que estudam em seus respectivos centros universitários. Esse modelo de aprendizado desperta o interesse dos alunos e contribui para a aquisição das competências propostas, embora também gere novos desafios que devem enfrentar, como dificuldades adicionais de coordenação, uso da linguagem ou aplicação de critérios jornalísticos comuns em diferentes ambientes de informação.

Palabras clave : aprendizagem colaborativa; relatórios multimídia; ensino de inovação; internacionalização; jornalismo; ensino universitário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )