SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26PROPOSTAS PARA UM MODELO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DE PEDAGOGIA EM HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS SOCIAISEDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O RESGATE E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FERNANDEZ, Simón Peña; URETA, Ainara Larrondo; AYERDI, Koldobika Meso  e  DASILVA, Jesús Ángel Pérez. APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM GRUPOS VIRTUAIS INTERNACIONAIS: ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS MULTIMÍDIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260032.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260032.

Este artigo oferece os resultados de dois projetos de inovação educacional baseados no aprendizado colaborativo internacional, cujo objetivo é que os estudantes obtenham as habilidades digitais necessárias para trabalhar com mídia digital, incorporando suas competências interculturais ao seu currículo. Um total de cinco universidades do Brasil, Portugal e Espanha trabalhou em conjunto e de forma simultânea durante dois cursos acadêmicos na elaboração de relatórios multimídia, no âmbito das matérias sobre jornalismo on-line, que estudam em seus respectivos centros universitários. Esse modelo de aprendizado desperta o interesse dos alunos e contribui para a aquisição das competências propostas, embora também gere novos desafios que devem enfrentar, como dificuldades adicionais de coordenação, uso da linguagem ou aplicação de critérios jornalísticos comuns em diferentes ambientes de informação.

Palavras-chave : aprendizagem colaborativa; relatórios multimídia; ensino de inovação; internacionalização; jornalismo; ensino universitário.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )