SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM GRUPOS VIRTUAIS INTERNACIONAIS: ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS MULTIMÍDIAA educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

TORRES, Lorena López; ROJAS, María Ignacia Castro  e  VILLEGAS, Priscila del Pilar López. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA O RESGATE E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260030.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260030.

O presente artigo apresenta maneiras possíveis para abordar a educação patrimonial na Formação Inicial de Professores, com base na revisão do currículo da matéria Pedagogía en Lengua Castellana y Comunicación da Universidad Católica del Maule, considerando a criação de um arquivo histórico em uma escola básica na cidade de Talca (Região de Maule, Chile). O trabalho de conservação, arquivamento, pesquisa histórica e digitalização dos documentos do estabelecimento significou a incorporação de um grupo de estudantes universitários, cuja participação suscitou uma reflexão rica e interessante sobre a necessidade de incorporar noções de educação patrimonial na formação de professores universitários. Sua inclusão garantiria uma educação integral dos alunos, que, como cidadãos, pudessem preservar e valorizar esse patrimônio e ensinar outros a apreciá-lo, como uma experiência social e comunitária.

Palavras-chave : educação patrimonial; formação inicial de professores; arquivos escolares; relação escola-universidade; currículo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )