SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26HERITAGE EDUCATION AND INITIAL TEACHER TRAINING: CONTRIBUTIONS FROM THE RESCUE AND CONSERVATION OF SCHOOL HERITAGEEDUCATIONAL POLICIES: MANAGERIALISM AND DEMOCRATIZATION OF EDUCATION IN PORTUGAL (2007-2017) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ARAUJO, Alberto Filipe; FERNANDES, José Pedro Ribeiro de Matos  and  ARAUJO, Joaquim Machado de. A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260028.  Epub Apr 29, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260028.

Desde o projeto da modernidade, criou-se a expetativa do poder libertador da educação, na lógica do progresso civilizacional, em que as conquistas da escolarização poderiam libertar o sujeito do obscurantismo, da ignorância e dos poderes políticos alienantes. Este artigo reflete sobre o par emancipação-retrocesso no âmbito do discurso educacional contemporâneo e discute se hoje faz sentido afirmar que a educação pode ainda emancipar. Parte, assim, de uma perspetiva crítica de emancipação, reflete sobre o perigo do retrocesso no contexto da pós-modernidade e, sob o signo da esperança, coloca um conjunto de interrogações e reflexões críticas, concluindo que o par emancipação-retrocesso, inserido em uma perspetiva evolutiva, expressa um tempo de mudança na reconfiguração do par emancipação-alienação.

Keywords : educação; contemporaneidade; emancipação; alienação; progresso; retrocesso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )