SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EDUCATION IN CONTEMPORANEITY: EMANCIPATION AND RETROGRESSIONTeaching in multilingual classrooms: strategies from a case study in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ANTUNES, Fátima et al. Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260034.  Epub June 09, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260034.

O artigo aborda políticas educacionais em Portugal em quatro vertentes: organização da rede, administração e gestão; avaliação institucional e da aprendizagem; participação (acesso/sucesso) em educação; e educação para a cidadania e convivência democrática. Após destacar elementos da globalização e do papel do Estado nos processos de regulação e reformas das políticas educacionais, buscou-se evidenciar tendências de uma década (2007-2017) nas vertentes aludidas. O estudo revela tendências ambivalentes que se destacam pelo caráter ora gerencialista, ora democratizante, visibilizando relações de hibridismo entre as proposições globais e locais na condução das políticas em análise.

Keywords : políticas educacionais; globalização; regulação; democratização da educação; racionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )