SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26LA EDUCACIÓN EN LA CONTEMPORANEIDAD: ENTRE LA EMANCIPACIÓN Y EL RETROCESOLA ENSEÑANZA EN CLASES MULTINGÜES: ESTRATEGIAS DE UN ESTUDIO DE CASO EN PORTUGAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ANTUNES, Fátima et al. Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260034.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260034.

O artigo aborda políticas educacionais em Portugal em quatro vertentes: organização da rede, administração e gestão; avaliação institucional e da aprendizagem; participação (acesso/sucesso) em educação; e educação para a cidadania e convivência democrática. Após destacar elementos da globalização e do papel do Estado nos processos de regulação e reformas das políticas educacionais, buscou-se evidenciar tendências de uma década (2007-2017) nas vertentes aludidas. O estudo revela tendências ambivalentes que se destacam pelo caráter ora gerencialista, ora democratizante, visibilizando relações de hibridismo entre as proposições globais e locais na condução das políticas em análise.

Palabras clave : políticas educacionais; globalização; regulação; democratização da educação; racionalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )