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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
ANTUNES, Fátima et al. Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260034. Epub 09-Jun-2021. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260034.
O artigo aborda políticas educacionais em Portugal em quatro vertentes: organização da rede, administração e gestão; avaliação institucional e da aprendizagem; participação (acesso/sucesso) em educação; e educação para a cidadania e convivência democrática. Após destacar elementos da globalização e do papel do Estado nos processos de regulação e reformas das políticas educacionais, buscou-se evidenciar tendências de uma década (2007-2017) nas vertentes aludidas. O estudo revela tendências ambivalentes que se destacam pelo caráter ora gerencialista, ora democratizante, visibilizando relações de hibridismo entre as proposições globais e locais na condução das políticas em análise.
Palavras-chave : políticas educacionais; globalização; regulação; democratização da educação; racionalização.