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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SZELEI, Nikolett; PINHO, Ana Sofia  e  TINOCA, Luís Alexandre da Fonseca. ENSINAR EM SALAS DE AULA MULTILÍNGUES: ESTRATÉGIAS DE UM ESTUDO DE CASO EM PORTUGAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260038.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260038.

Este estudo explorou práticas de ensino desenvolvidas por professores como resposta à diversidade linguística num estudo do caso em Portugal. Analisamos a posição das línguas dos alunos em sala de aula e o que essas práticas revelam sobre a consciência dos professores sobre pedagogias multilíngues como promotoras de justiça social. Três estratégias principais emergiram: promover a língua portuguesa sem envolver as línguas dos alunos; usar uma língua comum (o inglês) como língua franca, e usar as línguas dos alunos. Essas estratégias surgiram de forma dinâmica no modo como os professores procuram o desenvolvimento da língua da escolarização, comunicam-se com os alunos, e valorizam as identidades linguísticas dos alunos. A priorização da língua portuguesa é dominante e as estratégias reforçam perspectivas de monolinguismo, indicando pouca consciência das pedagogias multilíngues. Assim, reforça-se a necessidade de apoiar os professores de forma a transformar as práticas em salas de aula multilíngues.

Palavras-chave : multilinguismo; diversidade linguística; pedagogia; professores; práticas de sala de aula.

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