SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26DISCURSIVE REPRESENTATIONS OF WOMEN IN CHILEAN SCHOOL HISTORY (1810-2017)CURRICULUM AND TRAINING IN PEDAGOGY: WHAT DO STUDENTS SAY ABOUT THE PARADOXES THAT MARK THE WORK WITH GENDER RELATIONS AND SEXUALITIES? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BORBA, Kátia Pereira de  and  CLAPIS, Maria José. Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260036.  Epub June 09, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260036.

Partindo-se da premissa que o desenvolvimento profissional docente tem profunda relação com o exercício da docência, realizou-se um estudo de caso naturalístico, que objetivou analisar a percepção de professores enfermeiros atuantes em um curso de Enfermagem de uma Universidade Pública, sobre os aspectos que envolvem o desenvolvimento profissional docente e o exercício da docência. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, mediante aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, em que participaram 30 professores. Verificou-se que os professores enfermeiros entendem a função primordial da universidade pública como uma instituição social, consentem com a sua função hegemônica contemporânea, enquanto organização social e percebem a sua estrutura física, como elemento contribuinte para o desenvolvimento profissional docente. Compreendeu-se que o desenvolvimento profissional docente de professores enfermeiros universitários exerce influência sobre o exercício da docência.

Keywords : ensino; educação em enfermagem; docente de enfermagem; prática do docente de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )