SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Teacher professional development in times of academic neoliberalism: what nursing teachers thinkTEACHING MODALITIES IN BRAZILIAN AND PORTUGUESE UNIVERSITIES: A CASE STUDY ON THE PERCEPTION OF STUDENTS AND PROFESSORS IN TIMES OF COVID-19 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CASTRO, Roney Polato de  and  FERRARI, Anderson. Currículo e formação em pedagogia: o que dizem estudantes sobre os paradoxos que marcam o trabalho com relações de gênero e sexualidades?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260040.  Epub June 10, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260040.

O artigo apresenta discussões elaboradas a partir de uma pesquisa mais abrangente interessada nas relações entre formação docente, currículo, cultura visual e educação. Para este artigo, escolhemos como recorte as ausências e presenças das abordagens das relações de gênero e sexualidades na formação docente e no currículo da pedagogia de uma universidade pública federal, a partir das respostas de estudantes desse curso a um questionário qualitativo. A perspectiva teórico-metodológica que orienta nossas análises é a perspectiva foucaultiana que toma a problematização como uma forma de fazer pesquisa. O procedimento metodológico foi a aplicação de um questionário. Assim, a partir das respostas das estudantes, tomando como foco de análise a presença, a utilização e os efeitos na trajetória de formação e na problematização de seus processos de subjetivação no que diz respeito ao gênero e sexualidade, constatou-se um aspecto paradoxal no trato com as questões de gênero e sexualidade.

Keywords : gênero; sexualidade; formação docente; pedagogia; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )