SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26CURRICULUM AND TRAINING IN PEDAGOGY: WHAT DO STUDENTS SAY ABOUT THE PARADOXES THAT MARK THE WORK WITH GENDER RELATIONS AND SEXUALITIES?CARTOGRAPHY OF NETWORKS OF CONVERSATION BETWEEN BASIC AND HIGHER EDUCATION PROFESSIONALS IN INTERNSHIPS AND TEACHING TRAINING PRACTICES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BRUSCATO, Amanda Maraschin  and  BAPTISTA, Jorge. Modalidades de ensino nas universidades brasileiras e portuguesas: um estudo de caso sobre a percepção de alunos e professores em tempos de Covid-19. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260035.  Epub June 10, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260035.

Este artigo apresenta uma análise da utilização de diferentes modalidades de ensino no ensino superior, considerando o contexto atual provocado pela COVID-19. O estudo baseia-se em uma revisão da literatura sobre o tema e questionário aplicado a 225 estudantes e professores universitários do Brasil e de Portugal, dos quais 144 tiveram suas aulas presenciais substituídas por aulas a distância. A maioria dos respondentes considera o ensino a distância pior do que o presencial, a comunicação pior, a avaliação mais difícil, a exigência maior e a aprendizagem pior. Além disso, os professores julgam empregar muito mais de seu tempo e dedicação para o ensino a distância, enquanto os alunos parecem dedicar-se menos. Ao serem questionados sobre o futuro do ensino superior, a maioria acredita que a modalidade de ensino mais utilizada será a híbrida. Apesar de o ensino a distância proporcionar diversas vantagens, os participantes sentem falta da interação face a face.

Keywords : COVID-19; ensino superior; modalidades de ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )