SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26TEACHING MODALITIES IN BRAZILIAN AND PORTUGUESE UNIVERSITIES: A CASE STUDY ON THE PERCEPTION OF STUDENTS AND PROFESSORS IN TIMES OF COVID-19Social proof of schooling among young people from public schools: work and sociable interactivity in the outskirts of Porto Alegre author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, Rejane Conceição Silveira da  and  LAURINO, Débora Pereira. Cartografia de redes de conversação entre os profissionais da educação básica e superior nos estágios e práticas de formação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260050.  Epub July 25, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260050.

O presente artigo discute e problematiza o espaço dos estágios e práticas dos cursos de formação docente sob o olhar dos professores orientadores da universidade e dos docentes que acolhem estagiários em escolas públicas. O estudo tem por base teórica e epistemológica a biologia do conhecer, proposta por Humberto Maturana e Francisco Varela, e utiliza a cartografia como método para mapear os territórios. Para compor a cartografia, valemo-nos das narrativas produzidas acerca de nossas experiências e dos dados resultantes das conversas realizadas com os professores. Na produção e análise desses elementos, percebemos que os estágios e o campo das práticas, por meio da constituição de redes de conversação, podem oportunizar experiências, reflexões e aprendizagens para todos os envolvidos. Além disso, são vias de acesso importantes para estabelecermos uma convivência coinspirativa capaz de contribuir para a melhoria da formação e do desenvolvimento da profissão docente.

Keywords : cartografia; educação básica e superior; estágios e práticas docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )