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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, Rejane Conceição Silveira da  e  LAURINO, Débora Pereira. Cartografia de redes de conversação entre os profissionais da educação básica e superior nos estágios e práticas de formação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260050.  Epub 25-Jul-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260050.

O presente artigo discute e problematiza o espaço dos estágios e práticas dos cursos de formação docente sob o olhar dos professores orientadores da universidade e dos docentes que acolhem estagiários em escolas públicas. O estudo tem por base teórica e epistemológica a biologia do conhecer, proposta por Humberto Maturana e Francisco Varela, e utiliza a cartografia como método para mapear os territórios. Para compor a cartografia, valemo-nos das narrativas produzidas acerca de nossas experiências e dos dados resultantes das conversas realizadas com os professores. Na produção e análise desses elementos, percebemos que os estágios e o campo das práticas, por meio da constituição de redes de conversação, podem oportunizar experiências, reflexões e aprendizagens para todos os envolvidos. Além disso, são vias de acesso importantes para estabelecermos uma convivência coinspirativa capaz de contribuir para a melhoria da formação e do desenvolvimento da profissão docente.

Palavras-chave : cartografia; educação básica e superior; estágios e práticas docentes.

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