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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PINHEIRO, Leandro Rogério. A prova social da escolarização entre jovens de escolas públicas: trabalho e interatividade sociável nas periferias de Porto Alegre. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260041.  Epub 26-Jul-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260042.

Nossas problematizações partem de resultados de pesquisa em localidades de periferia, destacando informações produzidas entre 2017 e 2019, em três bairros de Porto Alegre/RS. Buscamos compreender como os jovens confrontam a prova social da escolarização em estabelecimentos públicos sediados em tais contextos. Contribuições de Danilo Martuccelli são as referências teórico-metodológicas centrais, sendo que, em campo, dedicamo-nos à aplicação de questionários e à realização de grupos de discussão e entrevistas narrativas. As interlocuções assinalaram uma implicação mútua entre práticas sociáveis e institucionais, de forma que modos de presença interativa percorriam diferentes níveis de ensino. A escolarização era experienciada em associação ao imperativo do trabalho e, também, sob o desafio da produção de sentidos ao presente na instituição. Nesse cenário, aventamos que a prova social da escolarização concorre às individuações mobilizando táticas metonímicas e interações singularizantes.

Palavras-chave : escolarização; juventudes; sociabilidades; trabalho; periferias.

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