SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Social proof of schooling among young people from public schools: work and sociable interactivity in the outskirts of Porto AlegreLearning society, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) and TV Escola: government of subjects by animation short films author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PEREIRA, Marcos Villela. Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260043.  Epub July 26, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260043.

O trabalho apresenta um panorama do Grupo de Trabalho Educação e Arte da ANPEd, a partir do recorte das suas matrizes de referência. Detive meu olhar sobre os objetos ou as temáticas a que se vinculam os trabalhos e as referências utilizadas. Tomado o conjunto de trabalhos apresentados entre 2007 e 2017, da 30ª à 38ª Reunião, visei à identificação dos objetos, das linguagens e das áreas temáticas. Após, inventariei as referências lançadas nos 165 trabalhos, resultando em 3.225 entradas. Por fim, tomando as entradas de autores do campo da educação e arte, busquei identificar as obras mais lançadas. Os achados podem ser tomados como rastros ou indícios das escolhas teóricas realizadas nesse GT. A intenção é conhecer quais as ferramentas teóricas que o GT vem construindo e utilizando nesses dez anos para exercer a crítica, fomentar a criação de conceitos e analisar experiências no campo da educação e arte.

Keywords : educação e arte; GT24; educação estética; resistência; crítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )