SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26LA PRUEBA SOCIAL DE LA ESCOLARIZACIÓN ENTRE JÓVENES DE ESCUELAS PÚBLICAS: TRABAJO E INTERACTIVIDAD SOCIABLE EN LAS PERIFERIAS DE PORTO ALEGRESOCIEDAD DE APRENDIZAJE, INSTITUTO NACIONAL DE CINEMA EDUCATIVO (INCE) Y TV ESCOLA: GOBIERNO DE SUJETOS POR CORTOMETRAJES DE ANIMACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PEREIRA, Marcos Villela. Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260043.  Epub 26-Jul-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260043.

O trabalho apresenta um panorama do Grupo de Trabalho Educação e Arte da ANPEd, a partir do recorte das suas matrizes de referência. Detive meu olhar sobre os objetos ou as temáticas a que se vinculam os trabalhos e as referências utilizadas. Tomado o conjunto de trabalhos apresentados entre 2007 e 2017, da 30ª à 38ª Reunião, visei à identificação dos objetos, das linguagens e das áreas temáticas. Após, inventariei as referências lançadas nos 165 trabalhos, resultando em 3.225 entradas. Por fim, tomando as entradas de autores do campo da educação e arte, busquei identificar as obras mais lançadas. Os achados podem ser tomados como rastros ou indícios das escolhas teóricas realizadas nesse GT. A intenção é conhecer quais as ferramentas teóricas que o GT vem construindo e utilizando nesses dez anos para exercer a crítica, fomentar a criação de conceitos e analisar experiências no campo da educação e arte.

Palabras clave : educação e arte; GT24; educação estética; resistência; crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )