SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EDUCATION AND ART: TEN YEARS OF GT24’S TRAJECTORYThe use of technologies as a tool for continued education and teacher self-formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FARIAS, Bruno da Mata  and  CAZETTA, Valéria. Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260044.  Epub July 25, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260045.

Abordaremos, neste texto, o limiar das políticas públicas audiovisuais brasileiras com finalidades educativas e escolares. Foram selecionadas duas animações: “H2O”, lançada em 1962 e produzida para o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE); e “De Onde Vem?”, realizada em 2002 pelos canais de televisão TV Escola e TV PinGuim. Com um intervalo de quarenta e dois anos entre uma e outra, as animações foram analisadas desde suas enunciações verbais e imagéticas com o propósito de evidenciar deslocamentos e rupturas discursivas concernentes à sociedade da aprendizagem. Para tanto, buscamos conectar dois ferramentais teórico-metodológicos, quais sejam, a desmontagem didihubermaniana com a análise discursiva de inspiração foucaultiana.

Keywords : Instituto Nacional de Cinema Educativo; TV Escola; audiovisual e políticas públicas; desmontagem didihubermaniana; análise do discurso foucaultiana.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )