SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Learning society, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) and TV Escola: government of subjects by animation short filmsThe political game of the Student Financing Fund (FIES) (2010-2016) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MACHADO, Giovanni Bohm; MACHADO, Juliana Aquino; WIVES, Leandro Krug  and  SILVA, Gilberto Ferreira da. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260048.  Epub July 26, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260048.

A formação docente é um processo que ocorre durante toda a vida e inclui as experiências de aprendizagem profissional que contribuem para a qualidade da educação. A formação continuada de professores, contemplando processos autoformativos e colaborativos, encontra nos recursos tecnológicos meios que agregam possibilidades, tanto nos aspectos individuais quanto nos coletivos. Este estudo buscou identificar um perfil docente com foco na utilização de dispositivos digitais para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Para isso, foi aplicado um questionário para professores de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre. Dessa maneira, identificou-se o uso de tecnologias como possibilidade efetiva de romper com a solidão pedagógica por intermédio da criação de espaços de interação. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estratégias formativas comporem políticas de formação docente, sendo acompanhadas de forma planejada.

Keywords : formação continuada de professores; autoformação; trabalho colaborativo; tecnologias.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )