SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docentePedagogias pornográficas: sexualidades educadas por artefatos da mídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SANTOS, Aline Veiga dos; CHAVES, Vera Lúcia Jacob  e  PAIXAO, Divaneide Lira Lima. O jogo político do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) (2010-2016). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260046.  Epub 26-Jul-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260047.

Este artigo analisa o financiamento do Ensino Superior privado por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que está inserido em uma complexa teia de articulações entre Estado e empresariado. Examinam-se os discursos de deputados e senadores sobre o FIES e a articulação do setor privado-mercantil com esses atores políticos. Trata-se de uma pesquisa documental crítico-descritiva, baseada na teoria do Estado ampliado e no método da análise de redes sociais. Os dados foram submetidos ao software Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte. O FIES é uma política pública de caráter social, que se desenvolveu atendendo aos interesses dos empresários da educação. Constatou-se que se tornou uma política de mercado deliberada nos bastidores do Congresso Nacional, com repasses anuais bilionários para as Instituições de Ensino Superior privado-mercantis, e contribuiu para o processo de expansão, mercantilização e financeirização do Ensino Superior privado-mercantil.

Palavras-chave : Fundo de Financiamento Estudantil; atores políticos; setor privado-mercantil; financeirização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )