SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26PORNOGRAFIC PEDAGOGIES: SEXUALITIES EDUCATED FOR MEDIA ARTIFACTSMathematical knowledge and overall practice in initial teacher education of early childhood teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BOTO, Carlota  and  SOUZA, Leonardo Marques de. A instrução pública em Condorcet e suas vicissitudes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260052.  Epub Aug 08, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260052.

O projeto objetiva abordar a obra educacional de Condorcet a partir de dois problemas. O primeiro é a relação entre os princípios educacionais do autor, como: liberdade, laicidade, gratuidade e universalidade de ensino. O segundo é a comparação entre as suas duas obras: Cinco Memórias Sobre a Instrução Pública e Instrução Pública e Organização do Ensino, tendo em vista analisar semelhanças e diferenças entre ambas. Buscamos a comparação entre as obras devido à dissonância na literatura sobre o tema, pois, enquanto Cahen afirma que não há qualquer diferença substancial entre as duas obras, Albertone destaca que, em uma compração entre as duas obras, o Projeto parece ter maior sensibilidade social do que as Memórias, demonstrando, assim, uma descontinuidade entre as obras.

Keywords : Condorcet; instrução pública; filosofia da educação; história da educação; cultura escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )