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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

BOTO, Carlota  e  SOUZA, Leonardo Marques de. A instrução pública em Condorcet e suas vicissitudes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260052.  Epub 08-Ago-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260052.

O projeto objetiva abordar a obra educacional de Condorcet a partir de dois problemas. O primeiro é a relação entre os princípios educacionais do autor, como: liberdade, laicidade, gratuidade e universalidade de ensino. O segundo é a comparação entre as suas duas obras: Cinco Memórias Sobre a Instrução Pública e Instrução Pública e Organização do Ensino, tendo em vista analisar semelhanças e diferenças entre ambas. Buscamos a comparação entre as obras devido à dissonância na literatura sobre o tema, pois, enquanto Cahen afirma que não há qualquer diferença substancial entre as duas obras, Albertone destaca que, em uma compração entre as duas obras, o Projeto parece ter maior sensibilidade social do que as Memórias, demonstrando, assim, uma descontinuidade entre as obras.

Palavras-chave : Condorcet; instrução pública; filosofia da educação; história da educação; cultura escolar.

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