SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Mathematical knowledge and overall practice in initial teacher education of early childhood teachersThe World Bank’s educational agenda for people with disabilities and the Brazilian case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BIANCHETTI, Lucídio. A orientação coletiva na pós-graduação stricto sensu: o pioneirismo de Dermeval Saviani. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260055.  Epub Aug 09, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260055.

A orientação coletiva de dissertações e teses e a organização dos pesquisadores em grupos/redes de pesquisa estão se tornando praxis corriqueira nos programas de pós-graduação em Educação. Com base em revisão de literatura e em entrevistas, recupera-se a gênese da orientação coletiva na área. É analisado o histórico do pioneirismo na implementação dessa estratégia de orientação, que tem em Dermeval Saviani seu protagonista, quando da sua inserção no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP no final da década de 1970. Com isso, busca-se apreender, nas experiências pioneiras de orientação coletiva, a sua contribuição para a criação de uma cultura de pesquisa e formação de pesquisadores e orientadores na/para a pós-graduação brasileira.

Keywords : pós-graduação stricto sensu; orientação individual e coletiva; grupos de pesquisa; Dermeval Saviani.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )