SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26CONOCIMIENTO MATEMATICO Y PRACTICA COMO UN TODO EN LA FORMACION INICIAL DE LAS MAESTRAS DE EDUCACION INFANTILLA AGENDA EDUCATIVA DEL BANCO MUNDIAL PARA LAS PERSONAS CON DISCAPACIDAD Y EL CASO BRASILEÑO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BIANCHETTI, Lucídio. A orientação coletiva na pós-graduação stricto sensu: o pioneirismo de Dermeval Saviani. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260055.  Epub 09-Ago-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260055.

A orientação coletiva de dissertações e teses e a organização dos pesquisadores em grupos/redes de pesquisa estão se tornando praxis corriqueira nos programas de pós-graduação em Educação. Com base em revisão de literatura e em entrevistas, recupera-se a gênese da orientação coletiva na área. É analisado o histórico do pioneirismo na implementação dessa estratégia de orientação, que tem em Dermeval Saviani seu protagonista, quando da sua inserção no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP no final da década de 1970. Com isso, busca-se apreender, nas experiências pioneiras de orientação coletiva, a sua contribuição para a criação de uma cultura de pesquisa e formação de pesquisadores e orientadores na/para a pós-graduação brasileira.

Palabras clave : pós-graduação stricto sensu; orientação individual e coletiva; grupos de pesquisa; Dermeval Saviani.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )