SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Collective supervision in academic graduate programs: the pioneering work of Dermeval SavianiA SMALL GUIDE FOR APPLICATION OF THE PROFLUXO MODEL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PEREIRA, João Márcio Mendes  and  PLETSCH, Márcia Denise. A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260057.  Epub Aug 09, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260057.

Este artigo analisa a agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência, relacionando-a às diretrizes gerais de reforma educacional e ao programa político da instituição. Inicialmente, discutem-se aspectos relevantes da história do Banco Mundial e de sua configuração institucional, seu programa político e a agenda educativa da entidade. Em seguida, analisa-se a agenda do Banco Mundial para a educação de pessoas com deficiência, com base no Relatório Mundial sobre a Deficiência, para avaliar em que medida essa agenda específica converge com o programa político mais geral do Banco Mundial. O texto também questiona as recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência à luz da experiência brasileira no que diz respeito à institucionalização de direitos sociais e educacionais das pessoas com deficiência.

Keywords : reformas educacionais; educação especial; educação inclusiva; pessoas com deficiência; direitos humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )