SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A orientação coletiva na pós-graduação stricto sensu: o pioneirismo de Dermeval SavianiPequeno manual para aplicação do modelo Profluxo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PEREIRA, João Márcio Mendes  e  PLETSCH, Márcia Denise. A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260057.  Epub 09-Ago-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260057.

Este artigo analisa a agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência, relacionando-a às diretrizes gerais de reforma educacional e ao programa político da instituição. Inicialmente, discutem-se aspectos relevantes da história do Banco Mundial e de sua configuração institucional, seu programa político e a agenda educativa da entidade. Em seguida, analisa-se a agenda do Banco Mundial para a educação de pessoas com deficiência, com base no Relatório Mundial sobre a Deficiência, para avaliar em que medida essa agenda específica converge com o programa político mais geral do Banco Mundial. O texto também questiona as recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência à luz da experiência brasileira no que diz respeito à institucionalização de direitos sociais e educacionais das pessoas com deficiência.

Palavras-chave : reformas educacionais; educação especial; educação inclusiva; pessoas com deficiência; direitos humanos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )