SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26“PERONIZATION” AND “DEPERONIZATION” OF THE UNIVERSIDAD OBRERA NACIONAL IN ARGENTINATEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT AND TRAINING OF THE CREATIVE INVESTIGATIVE SUBJECT BASED ON THE BRAZILIAN COMMON CURRICULAR BASE FOR SCIENCE TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SA, Ariane Boaventura da Silva; MARANI, Vitor Hugo  and  LARA, Larissa Michelle. Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260027.  Epub Sep 21, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260027.

Este estudo explora os Estudos Culturais Físicos como um campo de interlocução para o desenvolvimento de uma investigação colaborativa e teoricamente informada, que possa contribuir para o ensino e a pesquisa na educação física brasileira. A partir da abordagem autoetnográfica, revisitamos as maneiras pelas quais experiências distintas com os Estudos Culturais Físicos tocaram (e tocam) nossas identidades, imprimindo marcas que nos (re)constroem em ações de docência, pesquisa e intervenção social. As narrativas que decorrem desse esforço colaborativo carregam desafios que (re)significam experiências ou aspectos anteriormente inexplorados em nossas subjetividades, oferecendo-nos a possibilidade de repensar e reestruturar nossas práticas de embodiment. Por fim, ao compartilharmos nossas narrativas na interlocução com os Estudos Culturais Físicos, entendemos esse campo (epistemológico, ontológico e metodológico) como profícuo para o diálogo com a educação física no contexto brasileiro.

Keywords : Estudos Culturais Físicos; cultura; embodiment; autoetnografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )