SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26“Peronización” y “desperonización” de la Universidad Obrera Nacional en ArgentinaDESARROLLO PROFESIONAL DE DOCENTES Y FORMACIÓN DEL SUJETO CREATIVO INVESTIGATIVO BASADO EN LA BASE CURRICULAR COMÚN BRASILEÑA PARA LA ENSEÑANZA DE LA CIENCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SA, Ariane Boaventura da Silva; MARANI, Vitor Hugo  y  LARA, Larissa Michelle. Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais Físicos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260027.  Epub 21-Sep-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260027.

Este estudo explora os Estudos Culturais Físicos como um campo de interlocução para o desenvolvimento de uma investigação colaborativa e teoricamente informada, que possa contribuir para o ensino e a pesquisa na educação física brasileira. A partir da abordagem autoetnográfica, revisitamos as maneiras pelas quais experiências distintas com os Estudos Culturais Físicos tocaram (e tocam) nossas identidades, imprimindo marcas que nos (re)constroem em ações de docência, pesquisa e intervenção social. As narrativas que decorrem desse esforço colaborativo carregam desafios que (re)significam experiências ou aspectos anteriormente inexplorados em nossas subjetividades, oferecendo-nos a possibilidade de repensar e reestruturar nossas práticas de embodiment. Por fim, ao compartilharmos nossas narrativas na interlocução com os Estudos Culturais Físicos, entendemos esse campo (epistemológico, ontológico e metodológico) como profícuo para o diálogo com a educação física no contexto brasileiro.

Palabras clave : Estudos Culturais Físicos; cultura; embodiment; autoetnografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )