SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Narrativas autoetnográficas e desafios para a educação física nos Estudos Culturais FísicosA Segregação Socioeducacional no Distrito Federal do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ROCHA, Carlos José Trindade da. Desenvolvimento profissional docente e formação do sujeito criativo investigativo de acordo com a Base nacional comum curricular para o ensino de ciências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260063.  Epub 06-Out-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260063.

O texto apresentou um estudo sobre o desenvolvimento profissional docente, no qual professores podem desenvolver criatividade e autonomia formativas, em particular para o ensino por investigação. Visou-se ainda propor a formação do sujeito criativo investigativo, alinhada à nova Base Nacional Comum Curricular. Dentro de uma abordagem qualitativa associou-se a proposta a um plano de trabalho de estágio pós-doutoral em uma universidade pública do Amazonas. A proposta permite efetivar o desenvolvimento profissional docente em perspectiva de modalidades de ações investigativas, apresentando condução de atos criativos no contexto educativo. Os elementos das relações de fases de criatividade e modalidades de ações investigativas podem ser considerados para a efetiva concretização dos pressupostos de formação do sujeito criativo investigativo e podem ser transferidos para diversos atos de ensino direcionado à educação científica.

Palavras-chave : formação de professores; criatividade; ensino por investigação; Base Nacional Comum Curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )