SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Desenvolvimento profissional docente e formação do sujeito criativo investigativo de acordo com a Base nacional comum curricular para o ensino de ciênciasCrenças de professores e futuros professores portugueses sobre a reprovação no 2º ano de escolaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CABRAL, Elaine de Almeida  e  YANNOULAS, Silvia Cristina. A Segregação Socioeducacional no Distrito Federal do Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260069.  Epub 06-Out-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260069.

Este artigo discute a relação entre educação, pobreza e desigualdade social por meio da análise da segregação socioeducacional no Distrito Federal do Brasil, considerando a distribuição da renda per capita familiar entre as regiões administrativas, bem como dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família e da infraestrutura física das escolas públicas que atendem esse público, com o objetivo de compreender o processo de pauperização na/da escola. O embasamento teórico se deu na discussão das categorias exclusão, desigualdade e segregação. Foram analisados dados de 2018 e 2019, provenientes do Ministério da Cidadania, do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, que permitiram constatar a influência da segregação socioespacial no DF sobre o atendimento aos alunos beneficiários do PBF.

Palavras-chave : educação; pobreza; desigualdade social; segregação socioeducacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )