SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26IN-SERVICE AND PRE-SERVICE PORTUGUESE TEACHERS BELIEFS ABOUT FAILURE IN THE 2 ND GRADEMultiliteracies and the feminine in memes by high school students of Instituto Federal do Mato Grosso do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LIMA, Marcelo; CARIELLO, Lisia Nicoliello  and  DAMASCENO, Rosângela Aquino da Rosa. Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260064.  Epub Oct 08, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260064.

Analisamos a inserção da mulher na educação e na sociedade brasileira por meio de seu acesso e sua permanência em cursos de ensino industrial em uma instituição da rede federal no período de 1950 a 1970. Por meio da comparação e do cruzamento das fontes, questionamos a versão oficial sobre o início da participação do sexo feminino no conjunto do corpo discente, que teria ocorrido na década de 1970, quando a instituição já se denominava Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Entretanto, operando metodologicamente com a intertextualidade de documentos e fotografias, de um lado, evidenciamos as tentativas de apagamento dos processos de exclusão do sexo feminino desse contexto histórico e, por outro, concluímos que o início da inserção feminina já ocorrera bem antes, ainda nos anos de 1950, quando a unidade de ensino ainda se nomeava Escola Técnica de Vitória.

Keywords : inserção feminina; historiografia; fotografia; Escola Técnica Federal do Espírito Santo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )