SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26CREENCIAS DE MAESTROS Y FUTUROS MAESTROS PORTUGUESES SOBRE EL FRACASO ESCOLAR EN EL 2º GRADOMULTILETRAMENTOS Y EL FEMENINO EN MEMES DE ALUMNOS DE LA SECUNDARIA DEL INSTITUTO DE MATO GROSSO DO SUL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

LIMA, Marcelo; CARIELLO, Lisia Nicoliello  y  DAMASCENO, Rosângela Aquino da Rosa. Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260064.  Epub 08-Oct-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260064.

Analisamos a inserção da mulher na educação e na sociedade brasileira por meio de seu acesso e sua permanência em cursos de ensino industrial em uma instituição da rede federal no período de 1950 a 1970. Por meio da comparação e do cruzamento das fontes, questionamos a versão oficial sobre o início da participação do sexo feminino no conjunto do corpo discente, que teria ocorrido na década de 1970, quando a instituição já se denominava Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Entretanto, operando metodologicamente com a intertextualidade de documentos e fotografias, de um lado, evidenciamos as tentativas de apagamento dos processos de exclusão do sexo feminino desse contexto histórico e, por outro, concluímos que o início da inserção feminina já ocorrera bem antes, ainda nos anos de 1950, quando a unidade de ensino ainda se nomeava Escola Técnica de Vitória.

Palabras clave : inserção feminina; historiografia; fotografia; Escola Técnica Federal do Espírito Santo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )