SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Criticism to the erasing of women in industrial education: the history of female insertion in the Federal Technical School of Espírito Santo (1950-1970)THE VOICE OF AFRO WOMEN AS A MEANS OF PRESERVING THE RAIZAL CULTURAL HERITAGE IN THE ARCHIPELAGO OF SAN ANDRÉS, SANTA CATALINA, AND PROVIDENCIA: APPROACHES FROM ETHNO-EDUCATION, CRITICAL PEDAGOGY, AND POPULAR COMMUNICATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ARAUJO, Fabiana Poças Biondo  and  CEZARINO JUNIOR, Juvenal Brito. Multiletramentos e o feminino em memes de alunos do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260066.  Epub Oct 14, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260066.

O trabalho apresenta resultados de uma proposta de ensino realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana, na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos. Objetivou analisar, em memes produzidos por estudantes dos cursos de Edificações e de Informática, o processo de (res)significação do feminino antes e depois da proposta de ensino, por meio de abordagem interpretativista de pesquisa. De modo transdisciplinar, o artigo ampara-se em estudos sobre multiletramentos, meme, gênero e feminismo e mostra que a construção de sentidos sobre o feminino se dá pelo questionamento da norma hegemônica de gênero, em seus desdobramentos para a política de vigilância do corpo e do comportamento das mulheres. Isso ocorre antes e depois da proposta de intervenção, no entanto alguns casos são qualitativamente significativos quanto às mudanças na construção do feminino após a intervenção, na direção de maior empatia em relação ao sofrimento humano.

Keywords : multiletramentos; meme; gênero; feminino; ensino médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )