SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Crítica ao apagamento das mulheres no ensino industrial: a história da inserção feminina na Escola Técnica Federal do Espírito Santo (1950-1970)A VOZ DA MULHER AFRO COMO MEIO DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO CULTURAL RAIZAL NO ARQUIPÉLAGO DE SAN ANDRÉS, SANTA CATALINA E PROVIDÊNCIA: ABORDAGENS DE ETNO-EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO POPULAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ARAUJO, Fabiana Poças Biondo  e  CEZARINO JUNIOR, Juvenal Brito. Multiletramentos e o feminino em memes de alunos do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260066.  Epub 14-Out-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260066.

O trabalho apresenta resultados de uma proposta de ensino realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana, na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos. Objetivou analisar, em memes produzidos por estudantes dos cursos de Edificações e de Informática, o processo de (res)significação do feminino antes e depois da proposta de ensino, por meio de abordagem interpretativista de pesquisa. De modo transdisciplinar, o artigo ampara-se em estudos sobre multiletramentos, meme, gênero e feminismo e mostra que a construção de sentidos sobre o feminino se dá pelo questionamento da norma hegemônica de gênero, em seus desdobramentos para a política de vigilância do corpo e do comportamento das mulheres. Isso ocorre antes e depois da proposta de intervenção, no entanto alguns casos são qualitativamente significativos quanto às mudanças na construção do feminino após a intervenção, na direção de maior empatia em relação ao sofrimento humano.

Palavras-chave : multiletramentos; meme; gênero; feminino; ensino médio.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )