SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Multiliteracies and the feminine in memes by high school students of Instituto Federal do Mato Grosso do SulThe impact of the management model on the principal’s leadership: the Portuguese case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GARNICA, Diego Fernando Peña. A VOZ DA MULHER AFRO COMO MEIO DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO CULTURAL RAIZAL NO ARQUIPÉLAGO DE SAN ANDRÉS, SANTA CATALINA E PROVIDÊNCIA: ABORDAGENS DE ETNO-EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO POPULAR. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260073.  Epub Oct 28, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260073.

O documento oferece um passeio histórico-cultural pela comunidade Raizal do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina no Caribe colombiano a partir do desenvolvimento de um estudo qualitativo descritivo a partir do qual a revisão documental e literária foi implementada como um método de pesquisa. Em suas seções, são abordados os diferentes processos sociais e comunitários que, a partir das perspectivas críticas, contribuem para o fortalecimento e formação da identidade étnica de San Andrés graças à contribuição da mulher afro como garantidora do patrimônio imaterial de seu contexto e de seu legado africano. ­Consequentemente, a revisão do papel dos contadores de histórias orais e a abordagem de seu trabalho em direção a um diálogo com as práticas da pedagogia libertadora e da comunicação popular, nos permitirá reconhecer o valor de uma luta contra-hegemônica travada por gerações de pessoas marginalizadas que reivindicam seus direitos através do poder da palavra falada.

Keywords : comunicação popular; etnoeducação; mulher afro; oralidade; San Andrés.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )