SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Multiletramentos e o feminino em memes de alunos do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do SulO IMPACTO DO MODELO DE GESTÃO NA LIDERANÇA DOS DIRETORES: O CASO PORTUGUÊS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GARNICA, Diego Fernando Peña. A VOZ DA MULHER AFRO COMO MEIO DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO CULTURAL RAIZAL NO ARQUIPÉLAGO DE SAN ANDRÉS, SANTA CATALINA E PROVIDÊNCIA: ABORDAGENS DE ETNO-EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO POPULAR. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260073.  Epub 28-Out-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260073.

O documento oferece um passeio histórico-cultural pela comunidade Raizal do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina no Caribe colombiano a partir do desenvolvimento de um estudo qualitativo descritivo a partir do qual a revisão documental e literária foi implementada como um método de pesquisa. Em suas seções, são abordados os diferentes processos sociais e comunitários que, a partir das perspectivas críticas, contribuem para o fortalecimento e formação da identidade étnica de San Andrés graças à contribuição da mulher afro como garantidora do patrimônio imaterial de seu contexto e de seu legado africano. ­Consequentemente, a revisão do papel dos contadores de histórias orais e a abordagem de seu trabalho em direção a um diálogo com as práticas da pedagogia libertadora e da comunicação popular, nos permitirá reconhecer o valor de uma luta contra-hegemônica travada por gerações de pessoas marginalizadas que reivindicam seus direitos através do poder da palavra falada.

Palavras-chave : comunicação popular; etnoeducação; mulher afro; oralidade; San Andrés.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )