SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26THE VOICE OF AFRO WOMEN AS A MEANS OF PRESERVING THE RAIZAL CULTURAL HERITAGE IN THE ARCHIPELAGO OF SAN ANDRÉS, SANTA CATALINA, AND PROVIDENCIA: APPROACHES FROM ETHNO-EDUCATION, CRITICAL PEDAGOGY, AND POPULAR COMMUNICATIONMen in childhood education teaching: an analysis from the children’s perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CARVALHO, João M. S.; DELGADO, Paulo  and  DIOGO, Fernando. O IMPACTO DO MODELO DE GESTÃO NA LIDERANÇA DOS DIRETORES: O CASO PORTUGUÊS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260070.  Epub Oct 28, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260070.

O Diretor é um ator central e o líder formal das escolas. O modelo de gestão de escolas públicas (MGEP) influencia seu estilo e comportamento de liderança. Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho do Diretor como líder à luz do atual MGEP, bem como quais são os aspetos positivos e negativos do modelo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas exploratórias em uma amostra sistemática aleatória de 30 Diretores, com experiência de, pelo menos, 4 anos. Os resultados mostraram que os Diretores procuram encontrar um equilíbrio entre o seu papel de líder e gestor, privilegiando a delegação e a colegialidade na coordenação da equipe, discordando da atual configuração do Conselho Geral e sublinhando a importância dos valores e da ética na gestão escolar. Eles exigem mais tempo para gestão e monitorização pedagógica, maior autonomia e menos burocracia, e denunciam a falta de recursos para a gestão de pessoas, instalações, equipamentos e serviços.

Keywords : modelo de gestão das escolas públicas; liderança; diretor.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )