SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A VOZ DA MULHER AFRO COMO MEIO DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO CULTURAL RAIZAL NO ARQUIPÉLAGO DE SAN ANDRÉS, SANTA CATALINA E PROVIDÊNCIA: ABORDAGENS DE ETNO-EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO POPULARHomens na docência da educação infantil: uma análise baseada na perspectiva das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CARVALHO, João M. S.; DELGADO, Paulo  e  DIOGO, Fernando. O IMPACTO DO MODELO DE GESTÃO NA LIDERANÇA DOS DIRETORES: O CASO PORTUGUÊS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260070.  Epub 28-Out-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260070.

O Diretor é um ator central e o líder formal das escolas. O modelo de gestão de escolas públicas (MGEP) influencia seu estilo e comportamento de liderança. Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho do Diretor como líder à luz do atual MGEP, bem como quais são os aspetos positivos e negativos do modelo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas exploratórias em uma amostra sistemática aleatória de 30 Diretores, com experiência de, pelo menos, 4 anos. Os resultados mostraram que os Diretores procuram encontrar um equilíbrio entre o seu papel de líder e gestor, privilegiando a delegação e a colegialidade na coordenação da equipe, discordando da atual configuração do Conselho Geral e sublinhando a importância dos valores e da ética na gestão escolar. Eles exigem mais tempo para gestão e monitorização pedagógica, maior autonomia e menos burocracia, e denunciam a falta de recursos para a gestão de pessoas, instalações, equipamentos e serviços.

Palavras-chave : modelo de gestão das escolas públicas; liderança; diretor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )