SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Men in childhood education teaching: an analysis from the children’s perspectiveDistribution of the ICMS share: how can it be used to promote better results in education? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

JACOMINI, Márcia Aparecida; CARNEIRO, Silvio Ricardo Gomes; RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo  and  SILVA, Raphael Bueno Bernardo da. Padronização, controle e accountability na política curricular paulista (2007-2018). Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260074.  Epub Oct 29, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260074.

Neste artigo, investigam-se as políticas curriculares da rede estadual de ensino de São Paulo entre 2007 e 2018 com o objetivo de compreender seus sentidos e significados. Em 2007 foi implantado um modelo padronizado de currículo, articulado à avaliação de desempenho das escolas e à bonificação docente. Com base em pesquisa documental, buscou-se entender a gênese desse modelo de política curricular originado nos anos 1990 e que culminou, em 2007, com a implantação do Programa São Paulo Faz Escola e, posteriormente, em 2012, com o Programa Escola Integral. Ambos os programas são tentativas de remodelar a escola com um currículo moderno, baseado nas pedagogias das habilidades e competências. Essas políticas curriculares reproduzem o tripé de uma “nova agenda” de políticas públicas, baseada em accountability, controle e padronização, alterando o sentido da qualidade da educação, reduzido ao escopo da “aprendizagem”.

Keywords : políticas curriculares; rede estadual de ensino de São Paulo; trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )