SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Distribution of the ICMS share: how can it be used to promote better results in education?EDUCATION, AUTHORITY AND REASON: POSSIBILITIES OF CRITICISM TO THE HERMENEUTIC POINT OF VIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, Juana de Carvalho Ramos  and  CARVALHO, Carolina Fernandes. Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260081.  Epub Nov 24, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260081.

Na literatura, o feedback docente surge como uma ferramenta necessária à aprendizagem. No entanto, a percepção é a de que o feedback que o estudante constrói interfere em sua eficácia. Esta investigação foca-se na visão de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e no consequente impacto sobre o desempenho acadêmico. Para tal, aplicou-se um questionário on-line, baseado em duas escalas de percepção de feedback docente, a 773 estudantes de licenciatura de Institutos Federais. Os resultados revelaram qualidades psicométricas aceitáveis do instrumento. Verificou-se, ainda, que, quanto maior a utilização de práticas eficazes de feedback docente, maior a valorização deste por parte dos estudantes e melhor o desempenho acadêmico. Ao encontro da literatura, constatou-se que os discentes tendem a reconhecer como útil o feedback que se apresenta na forma de uma crítica construtiva, específica e que se afasta das simples classificações.

Keywords : ensino superior; feedback docente; estudantes de ensino superior; desempenho acadêmico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )