SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26STUDENTS’ PERCEPTIONS ABOUT PROFESSORS FEEDBACK AND ACADEMIC ACHIEVEMENTNarratives that matter: Reading practices in sociology teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BACK, Rainri. Educação, autoridade e razão: possibilidades de crítica à perspectiva hermenêutica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260080.  Epub Nov 24, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260080.

Este ensaio divide-se em três partes. Primeiro, apresenta as críticas de Gadamer contra a ideia de autoridade do Iluminismo. Depois, expõe as críticas de Habermas contra Gadamer. Por fim, contrapõe as respostas de Gadamer às críticas de Habermas. Aqui, interessa apenas as implicações do conceito de autoridade para a educação. Este ensaio não trata do debate geral entre Habermas e Gadamer. A finalidade é pensar sobre como, na educação, a autoridade influi sobre a razão. Para tanto, parte de uma pressuposição: uma boa educação visa estimular a liberdade da razão. Eis o problema: a autoridade não coíbe a liberdade da razão, fim de uma boa educação?

Keywords : autoridade; pessoa; tradição; razão; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )