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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

BACK, Rainri. Educação, autoridade e razão: possibilidades de crítica à perspectiva hermenêutica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260080.  Epub 24-Nov-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260080.

Este ensaio divide-se em três partes. Primeiro, apresenta as críticas de Gadamer contra a ideia de autoridade do Iluminismo. Depois, expõe as críticas de Habermas contra Gadamer. Por fim, contrapõe as respostas de Gadamer às críticas de Habermas. Aqui, interessa apenas as implicações do conceito de autoridade para a educação. Este ensaio não trata do debate geral entre Habermas e Gadamer. A finalidade é pensar sobre como, na educação, a autoridade influi sobre a razão. Para tanto, parte de uma pressuposição: uma boa educação visa estimular a liberdade da razão. Eis o problema: a autoridade não coíbe a liberdade da razão, fim de uma boa educação?

Palavras-chave : autoridade; pessoa; tradição; razão; educação.

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