SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EDUCATION, AUTHORITY AND REASON: POSSIBILITIES OF CRITICISM TO THE HERMENEUTIC POINT OF VIEWEPISTEMOLOGICAL DIMENSIONS IN THE ACCOUNTABILITY SYSTEM OF EDUCATIONAL QUALITY: ELEMENTS FOR A CRITICAL INQUIRY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PIRES, Andressa Fontana  and  CARNIEL, Fagner. Narrativas que importam: Práticas de leitura no ensino de sociologia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260085.  Epub Nov 24, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260085.

Qual seria o lugar da literatura no ensino de sociologia? Em que medida a leitura de narrativas literárias poderia favorecer o aprendizado das relações de gênero e sexualidade em nossa sociedade? Por meio de experiências escolares com o conto O papel de parede amarelo, de Charlotte Perkins Gilman, este artigo problematiza o potencial pedagógico do uso da literatura no desenvolvimento de consciências e sensibilidades atentas às assimetrias, desigualdades e violências inscritas no cotidiano generificado que habitamos. Por fim, as afinidades entre literatura e teorias sociais feministas são enfatizadas enquanto possibilidades metodológicas de ensino e aprendizagem que privilegiam tanto a ressignificação do mundo social quanto a reorganização de si, no aprendizado de outras maneiras de se conceber e vivenciar a diversidade sexual.

Keywords : educação escolar; ensino de sociologia; leitura literária; gênero e sexualidade; metodologia de ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )