SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EDUCACIÓN, AUTORIDAD Y RAZÓN: POSIBILIDADES DE CRÍTICA DESDE LA PERSPECTIVA HERMENÉUTICADimensiones epistemológicas en los sistemas de accountability de la calidad educativa: elementos para una interrogación crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PIRES, Andressa Fontana  y  CARNIEL, Fagner. Narrativas que importam: Práticas de leitura no ensino de sociologia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260085.  Epub 24-Nov-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260085.

Qual seria o lugar da literatura no ensino de sociologia? Em que medida a leitura de narrativas literárias poderia favorecer o aprendizado das relações de gênero e sexualidade em nossa sociedade? Por meio de experiências escolares com o conto O papel de parede amarelo, de Charlotte Perkins Gilman, este artigo problematiza o potencial pedagógico do uso da literatura no desenvolvimento de consciências e sensibilidades atentas às assimetrias, desigualdades e violências inscritas no cotidiano generificado que habitamos. Por fim, as afinidades entre literatura e teorias sociais feministas são enfatizadas enquanto possibilidades metodológicas de ensino e aprendizagem que privilegiam tanto a ressignificação do mundo social quanto a reorganização de si, no aprendizado de outras maneiras de se conceber e vivenciar a diversidade sexual.

Palabras clave : educação escolar; ensino de sociologia; leitura literária; gênero e sexualidade; metodologia de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )