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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GALIOTO-ALLEGRA, Carmelo  e  FLORES-GONZALEZ, Luís Manuel. DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS DO SISTEMA DE ACCOUNTABILITY DA QUALIDADE EDUCATIVA: ELEMENTOS PARA UM QUESTIONAMENTO CRÍTICO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260079.  Epub 14-Nov-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260079.

O artigo questiona criticamente as premissas epistemológicas que sustentam o sistema de accountability da qualidade educacional. O foco deste exercício teórico é a concepção de conhecimento subjacente aos indicadores de qualidade educacional a fim de discutir seus princípios e limites fundamentais. Na primeira parte, e tomando como referência o caso chileno, é desenvolvida uma descrição geral da responsabilidade e dos pressupostos epistemológicos que justificam sua coerência interna, bem como de uma suposta objetividade referente aos padrões de medição e desempenho. Na segunda seção, os limites da noção de objetividade são problematizados a partir de abordagens epistemológicas da Física e da Fenomenologia contemporâneas. Em conclusão, apresentamos algumas implicâncias e orientações às políticas educativas de qualidade educativa.

Palavras-chave : qualidade educacional; accountability; objetividade; epistemologias da complexidade.

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