SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26EPISTEMOLOGICAL DIMENSIONS IN THE ACCOUNTABILITY SYSTEM OF EDUCATIONAL QUALITY: ELEMENTS FOR A CRITICAL INQUIRYLATIN AMERICA AND THE DISPUTES OVER HEGEMONY IN THE EDUCATIONAL FIELD: THEORETICAL AND HISTORICAL TRAJECTORIES IN THE NORTH-SOUTH CIRCULATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ROSA JUNIOR, Paulo Ailton Ferreira da  and  THIES, Vania Grim. Em busca dos contos de fadas na contemporaneidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260083.  Epub Nov 24, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260083.

Este artigo tem o objetivo de explicitar como alguns elementos das narrativas literárias conhecidas como contos de fadas continuam circulando entre os jovens leitores. Para tal, a metodologia utilizada foi baseada no grupo focal, no qual um conjunto de adolescentes em idade escolar foi reunido para debater o tema “contos de fadas” a partir de suas impressões pessoais e conhecimentos prévios. Foi possível verificar que elementos dos contos de fadas continuam presentes em séries, filmes e livros populares entre eles, mas que há distanciamento dos textos clássicos do gênero. Assim, o trabalho traz contribuições para a Educação ao elucidar o estado da permanência do gênero contos de fadas nas práticas correntes de leitura e consumo cultural do grupo de jovens leitores pesquisado.

Keywords : contos de fadas; jovens leitores; literatura e mídias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )